domingo, 13 de fevereiro de 2011

Um pouco da história de nossa escola.

A Escola Municipal Maria Aldelina Barbosa (EMMAB) - Educação Infantil e Ensino Fundamental, está localizada à rua Monsenhor José Aires Neto, S/N, próximo ao Centro Comunitário e a Igreja Matriz de São Miguel Arcanjo, na cidade de São Miguel no Rio Grande do Norte, a qual foi criada através do Decreto nº 262/70 de 06/07/1970 com o nome de Instituto Padre Tertuliano Fernandes.
A referida escola foi criada através da necessidade de mais uma instituição escolar na comunidade e como um sonho de Monsenhor José Aires Neto, em homenagem ao mesmo com o nome de um padre da Paróquia, senhor de renome, respeito e admiração.
Como existia carência de recursos humanos, a Igreja era quem pagava aos funcionários. Existia apenas uma professora e uma auxiliar de serviços gerais. A merenda da escola e os livros eram doados pela Igreja, e como as dificuldades eram grandes, teve que funcionar uma série em cada ano.
A principio esta escola não tinha sede própria e funcionava em um prédio emprestado pelo Sr. Zuca, no ano de 1958, ano de sua fundação. De 1958 a 1960 a mesma funcionava como salas anexas à Escola Estadual Padre Cosme, a única existente até aquele momento no município.
Em 1964, padre José Aires Neto deu entrada na documentação para reconhecimento pelo MEC, vindo acontecer somente em 1970, através do decreto nº 262/70 de 06 de julho de 1970. Em 1979, Monsenhor José Aires Neto, pároco desta cidade, doou o terreno para construção da Escola, e logo no ano seguinte foram construidas 02 salas de aula, 01 cozinha, 02 banheiros e 01 almoxarifado. 
A Escola atendia alunos de 1ª e 2ª séries, funcionava nos turnos matutino e intermediário, com o corpo docente formado por três professores. O primeiro diretor foi Monsenhor José Aires, que não media esforços para o seu bom funcionamento.
Com a evolução dos tempos e o bom conceito na sociedade, o espaço físico que a escola ocupava tornou-se insuficiente para atender a clientela estudantil que a procurava. Surgiu a necessidade de ampliação de mais 04 salas de aula e dois banheiros, que foi autorizado pelo prefeito Sr. Dario Vieira de Almeida em 1998. Em 2002 mais três salas de aula e uma sala para Professores, Supervisão, Leitura e TV Escola foram construidas.
No ano de 19997 foi implantada a Educação Infantil e em 1998 implantou-se a Educação de Jovens e Adultos. Em 26 de Dezembro de 1998, o prefito Dario Vieira de Almeida recebe um projeto de lei e sanciona em lei de nº 394/98 que muda o nome da escola de Instituto Padre Tertuliano Fernandes para Escola Municipal Maria Aldelina Barbosa, em homenagem a uma antiga gestora da escola.
        

Nenhum comentário:

Postar um comentário